sábado, 30 de abril de 2016

CBF aprova mudança e arbitragem terá novas orientações no Brasileirão

Resultado de imagem para LOGO CBF

Duas semanas antes do início do Brasileirão 2016, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou algumas mudanças nas regras do jogo. Na verdade, a CBF está acatando alterações feitas pela FIFA, mas que só precisariam entrar em vigor a partir do próximo ano. Com pouco tempo para a adaptação dos árbitros brasileiros, as novas orientações prometem ser uma belador de cabeça durante a competição. As informações são do Lance!.

As mudanças são, basicamente, de ordem disciplinar. Uma das principais diz respeito à punição no caso de pênalti em 'clara e manifesta chance de gol'. Antes da atualização, a orientação era punir com cartão vermelho este tipo de lance. Agora, a punição deve ser com cartão amarelo se a falta ocorrer em disputa de bola - o cartão vermelho só deve ser aplicado em caso de jogada acintosa do marcador (puxão, empurrão ou pontapé).


Cartão amarelo para jogador que tentar fazer gol com a mão ou evitar um gol, ainda que a tentativa não tenha sucesso.

Cartão vermelho para o jogador que usar força excessiva e, a partir de agora, aquele que tentar usar. Ou seja, mesmo que um suposto soco, cabeçada ou cotovelada não atinja o oponente. “A tentativa de violência é punida com cartão vermelho mesmo se não tiver sucesso”.

Se a bola estiver em jogo e um jogador cometer ofensa dentro do campo de jogo contra um colega de time, reserva, jogador substituído, comissão técnica ou árbitro, é marcado falta ou até mesmo pênalti, dependendo de onde o fato ocorrer. 

Se um jogador deixar o campo de jogo como parte de uma jogada e comete uma falta contra outro jogador, a jogada é recomeçada na linha mais próxima que a falta ocorreu. Se for na direção da área, é pênalti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário