quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Libertadores 2016: sorteio repete 2014 e Grêmio terá grupo da morte na arrancada pelo Tri

Resultado de imagem para logo libertadoresResultado de imagem para logo libertadores 2016

vavel


Gaúchos têm pela frente o grupo considerado como mais difícil da competição, ao lado de San Lorenzo, LDU e Toluca


O Grêmio, 16º no ranking atualizado de clubes da Confederação Sul-Americana, a Conmebol, está no grupo 6 da Copa Libertadores da América 2016. Para compor o escolhido por unanimidade como grupo da morte, ao lado do Tricolor gaúcho estão: San Lorenzo, LDUToluca. Já definida a sequência de jogos, o time porto-alegrense enfrenta os adversários na seguinte ordem:
1R- Toluca x Grêmio
2R- Grêmio x LDU
3R- Grêmio x San Lorenzo
4R- San Lorenzo x Grêmio
5R- LDU x Grêmio
6R- Grêmio x Toluca
Pela ordem dos confrontos,  analisamos os oponentes do Grêmio na fase de grupos da competição.

Toluca e as complicações criadas pelos mexicanos

O primeiro adversário é o Deportivo Toluca Fútbol Club. Eles são os terceiros maiores campeões mexicanos e chegaram à Libertadores 2016 por meio do segundo lugar no torneio Apertura 2015. Esta será a quarta participação deles em Copa Libertadores, sendo a última em 2013.
Os Diablos Rojos já planejam a temporada focados tanto no campeonato mexicano quanto na Copa Libertadores, interessados nas premiações e na busca incessante do México em inaugurar suas conquistas na competição, já que ainda não venceram. O pensamento do meio-campo Edy Brambila é de poder somar em todos os torneios a serem disputados.
Assim, com um Toluca não apenas turistando pela América do Sul, o Grêmio pode encontrar dificuldades, principalmente na condição de visitante. A boa notícia é que a partida no México será a de abertura do grupo, podendo o Tricolor se planejar com antecedência e procurando blindar o desconforto da viagem até a cidade de mesmo nome do adversário. Em alta, o mercado mexicano pode trazer um primeiro adversário fortalecido nas contratações.

LDU e o bom histórico recente do time de Quito

Liga Deportiva Universitária, segunda oponente do Grêmio, chega à Libertadores pela 18ª vez. A LDU dessa vez agregou-se no torneio pelo vice-campeonato equatoriano de 2015. Perdeu para o Emelec, que sagrou-se tricampeão nacional. Com isso, nota-se que a LDU já não aparenta ser o mesmo bicho papão de outras épocas. Porém, o respeito é mantido. Trata-se da campeã da Libertadores de 2008, além da Copa Sul-Americana de 2009, com alguns remanescentes das campanhas vitoriosas.
Em confronto direto pela pré-Libertadores de 2013, Grêmio e LDU duelaram taco a taco. Vitória equatoriana por 1 a 0 na altitude. Em Porto Alegre, o Tricolor gaúcho devolveu o placar em chutaço de Elano, que poderia ter valido por dois. Nos pênaltis, Marcelo Grohe brilhou e o Mosqueteiro avançou à fase de grupos. Reservados, portanto, para o torneio de 2015, o terceiro e o quarto jogo entre Grêmio e LDU pela Copa.

San Lorenzo e o confronto em clima de revanche

Já o San Lorenzo desponta como um dos candidatos ao título. Foi vice-campeão argentino, além do título de Libertadores em 2014. Na ocasião, passou pelo próprio Grêmio na fase oitavas de final. Os placares repetidos de 1 a 0 na Argentina e em Porto Alegre levaram a decisão aos pênaltis. Torrico foi salvador e deu continuidade à campanha vitoriosa do clube de Almagro.
O técnico do Ciclón será Pablo Guede, que tem campanhas de destaque, como a subida com o Nueva Chicago e a classificação do Palestino do Chile à Libertadores após 36 anos. Com um time mais estruturado e que almeja voos maiores, o San Lorenzo postula como um dos favoritos a, no mínimo, passar de fase na Copa de 2016.

Para unir história e presente no mesmo Grêmio

Ao Grêmio, o time de hoje já postula como candidato a seguir adiante, mesmo com as pedreiras do chamado grupo da morte, na Libertadores. Reforços pontuais, principalmente na necessidade de um zagueiro experiente para atuar com Geromel e um atacante que dê confiança aos tricolores, serão essenciais para sonhar mais alto. Sem isso, a coisa ficará bastante assustadora no caminho tortuoso pela frente.
O Tricolor dos Pampas já disputou 13 vezes a fase de grupos da Libertadores e caiu somente em duas oportunidades: 1982, como estreante, e 1990, há 25 anos. Neste século, foram cinco fases de grupos e avançou em todas. Em 2014, diante de Atlético Nacional da Colômbia, Nacional do Uruguai e Newell's Old Boys, conseguiu, inclusive, o primeiro lugar do grupo.
A história joga a favor do bicampeão do torneio, o mais vencedor entre os clubes da chave 6. Basta que o Grêmio não fique somente na alcunha, na promessa ilustrada com o passado. Precisa, no campo, ter os nomes para dar oportunidade ao técnico Roger Machado repetir o título que tem como jogador em 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário