quinta-feira, 30 de abril de 2015

Balanço mostra como o SPFC antecipou R$ 50 milhões das cotas da Globo



O balanço de 2014 publicado pelo São Paulo detalha como o clube antecipou R$ 50 milhões de seu contrato com a Globo referente ao Brasileirão. Foram comprometidas parcialmente cotas que vencem até 2017.
A operação foi feita da seguinte forma, em março do ano passado, durante a administração de Juvenal Juvêncio: o São Paulo cedeu ao Polo Clubes Fundo de Investimento o direito de receber R$ 50 milhões da Globo parcelados em 40 vezes, com vencimento final em 2017. Em troca, o clube recebeu o dinheiro à vista dos investidores.
Porém, nessas transações, os investidores cobram juros, o que reduz a quantia recebida pelos clubes. O balanço são-paulino não divulga a taxa de juros cobrados pelo Polo Clubes, mas um quadro explicativo registra R$ 48 milhões como valor da operação com o fundo de investimento.
“O que posso dizer é que, em média, pagamos 1,5% de juros ao mês nas operações que fazemos com diferentes instituições”, disse ao blog Osvaldo Vieira de Abreu, vice-presidente de administração e finanças do clube.
Para se ter uma ideia de qual é o impacto da antecipação de R$ 50 milhões que seriam recebidos entre 2014 e 2017, no ano passado o clube tinha direito a R$ 77,9 milhões da Globo.
A antecipação feita em março é só um dos exemplos da crise financeira encarada pelo São Paulo. O maior deles é o déficit de R$ 100,1 milhões apresentado no ano passado.
“Estamos sem patrocinador principal e não fizemos uma venda como a do Lucas (para o PSG), isso explica esse resultado. Se tivéssemos vendido ‘meio Lucas’ no ano passado teríamos uma reviravolta nas nossas contas”, afirmou Abreu.
O discurso do dirigente é respaldado pelos números do balanço. A receita operacional do departamento de futebol do São Paulo diminuiu R$ 109,5 milhões de 2013 para 2014 (foi de R$ 253,3 milhões). A arrecadação com a venda de jogadores caiu R$ 107 milhões do ano retrasado (quando foi contabilizada a negociação de Lucas) para o passado. Já a receita com publicidade e patrocínio foi reduzida de R$ 33 milhões em 2013 para R$ 22,5 milhões no ano passado.

Abaixo veja reprodução de trecho do balanço são-paulino sobre a antecipação.

Reprodução
perrone-uol

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