sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Quem é o francês que está assombrando a Europa com elásticos e golaços?




Quem é o francês que está assombrando a Europa com elásticos e golaços?




Na primeira entrevista que concedeu assim que chegou à Juventus, Paul Pogba foi questionado sobre como poderia jogar no time. "Como Pirlo", disse o francês, então aos 19 anos. Muita pretensão? Não exatamente. Dois anos depois, esse volante com um talento raro assombra a Europa com dribles, passes e golaços que o colocam como a "próxima grande coisa do futebol", em busca de uma Liga dos Campeões ou uma Copa do Mundo para chamar de sua.
Pogba tem uma habilidade que transcende sua posição. Alto e de pernas longas, ele não é desengonçado como se poderia imaginar de um atleta de seu porte físico. Controla a bola com rapidez, não perde o domínio mesmo apertado por muitos e tem técnica para dar passes longos, chutes precisos e fazer domínios impossíveis. Parece a descrição exagerada que um pai faria de um filho? Veja o vídeo abaixo e avalie as credenciais do craque, que nas últimas semanas tem invadido sua timeline com lances inacreditáveis. 
Aos 21 anos, o francês é campeão mundial sub-20 com sua seleção, foi eleito o melhor jogador jovem da última Copa do Mundo e ganhou diversos prêmios relacionados à sua pouca idade. Hoje ele é titular e grande estrela de Juventus e França, e parece pronto para dar o próximo passo em direção a superstars como Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.
Ao longo da curta carreira, Pogba já foi comparado a Zidane, Platini, Vieira e Yaya Touré, seja pela nacionalidade, pela posição em campo ou pelo estilo de jogo. Quando lhe perguntam em quem se inspira, porém, ele é mais específico: Andrea Pirlo, não por acaso aquele que ele citou logo que chegou há Turim, em 2012.
O italiano é um dos volantes que ajudaram a revolucionar a posição. Talentoso, mas limitado fisicamente, viu seu jogo florescer quando passou a atuar diante da própria área, atrás dos volantes mais marcadores, armando o jogo por trás de onde tudo acontece. Ensinou que é possível ser craque nos tempos atuais sem ter o físico de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, e com esse estilo característico ganhou uma Copa do Mundo, duas Liga dos Campeões e uma infinidade de outros títulos na Itália.
Pogba aprendeu o que pôde com Pirlo. Sabe ajudar na marcação e está cada vez mais ativo na criação de jogadas. Ao lado do italiano e do chileno Vidal, forma um dos meios-campos mais talentosos do futebol mundial. Só que ele quer ir além. Mino Raiola, mega empresário que cuida da carreira de jogadores como Eto'o e Ibrahimovic, já disse que o francês, também seu cliente, precisa de um time de nível mundial se a Juventus quiser mantê-lo.
Traduzindo, Pogba quer vencer. Embora seja competitiva, a gigante italiana ainda não está no nível de Real Madrid, Barcelona ou Bayern de Munique. Se mostrar ao volante que pode ganhar a Liga e consagrá-lo, talvez a Juventus consiga segurá-lo. Em todo caso, é bom não brincar com a paciência do volante.
Dizer que Pogba troca de clube como troca de cabelo seria um exagero terrível. O volante é adepto de inovações no penteado e faz alguma gracinha diferente quase a cada semana. Ainda assim, é possível dizer que ele não é muito fiel.
Em seus tempos de juvenil, Pogba sempre saiu pelas portas dos fundos dos clubes pelos quais passou. Em 2009, ele trocou o Le Havre pelo Manchester United sem render nada ao clube anterior, já que estava sem contrato. Os franceses se indignaram e reclamaram publicamente que os gigantes ingleses teriam seduzido o meia e sua família com dinheiro e uma casa, os acusando de aliciamento.
O barulho na mídia fez com que o Torcy, primeira casa de Pogba no futebol, se metesse na discussão, acusando os olheiros do Le Havre de terem feito exatamente a mesma coisa quando levaram o meia anos antes.
Pogba foi ao Manchester, evoluiu como jogador e foi para o elenco profissional, mas só teve três jogos no time titular em seis meses sob o comando de Alex Ferguson. Em 2012, mudou à revelia para a Juventus, provocando a ira dos ingleses. "É claro que quando você está em um grande clube você entende que tem de ser paciente para receber uma chance, mas não me senti respeitado como homem ou jogador", disse o volante ao Daily Mail, no ano passado.
Hoje, o United o quer de volta, assim como Real Madrid e o Chelsea, apontam os tabloides. Pogba, no campo, parece alheio às especulações. Com cara de garoto, ele virou febre entre os italianos a ponto da torcida ter "proibido" a Juventus de vendê-lo. Suas danças após os gols viraram item promocional do clube, que não cansa de vender o carisma de seu estiloso craque. 
UOL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário