quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

RETROSPECTIVA 2014 ; SPORT VOLTA A CONQUISTAR TITULOS E TEM ANO DE OURO


  


Retrospectiva 2014


Sport volta a conquistar títulos e tem ano de ouro

Depois de longo hiato sem taças, este ano museu do Leão ganhou mais duas






01

TROCA NA PRESIDÊNCIA

O ano começou com uma mudança nos bastidores do clube. Apesar do acesso para a Série A, conquistado em 2013, o então presidente Luciano Bivar pediu licença do cargo para se dedicar à campanha política neste ano. Desconhecido do grande público, o advogado João Humberto Martorelli assumiu para o último ano do mandato e não decepcionou.
02
VOLTA DE DURVAL
A primeira notícia positiva que o Sport teve em 2014 foi o retorno do zagueiro Durval. Campeão Pernambucano em 2006, 2007, 2008 e 2009 com a camisa do Leão e da Copa do Brasil de 2008, o xerife, havia quatro anos, estava no Santos, mas depois de uma negociação muito longa retornou à Ilha do Retiro. Durval foi apresentado na Ilha do Retiro antes de um jogo e entrou em campo carregando a taça da Copa do Brasil.


03
INÍCIO RUIM E QUEDA DE GENINHO

O planejamento para o ano de 2014 foi montado pelo técnico Geninho, mas ele durou pouco no cargo. O começo do ano foi abaixo do esperado e o treinador foi demitido no dia 30 de janeiro, depois de quatro jogos com dois empates e duas derrotas.

04 BAPTISTA ASSUME E GANHA MORAL
Com a saída de Geninho, a diretoria do Sport foi ao mercado contratar um novo treinador, mas encontrou muitas dificuldades. Com isso, o então preparador físico Eduardo Baptista assumiu a equipe interinamente e, de forma despretensiosa, trocou de profissão. Os bons resultados fizeram com que ele fosse efetivado e decidisse virar treinador de fato. Filho de Nelsinho Batista, campeão da Copa do Brasil em 2008 com o Sport, Eduardo caiu rapidamente nas graças da torcida do Leão.

05
BAIANO FRESCADOR
Um dos personagens que mais chamaram atenção no Sport em 2014 foi sem dúvidas o atacante Neto Baiano. No primeiro semestre, o camisa 9 era o grande foco de todos na Ilha do Retiro. Seja pelos gols, pelas provocações contra os adversários ou pela dança na hora de comemorar os gols, que acabou ganhando o nome de "frescando".

06
REVANCHES CONTRA O SANTA CRUZ

Se em 2011, 2012 e 2013 o torcedor do Sport só acirrou a rivalidade com Santa Cruz, em 2014 a revanche veio logo em dose dupla. O destino fez com que rubro-negros e tricolores se enfrentassem nas semifinais da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano e, nos dois confrontos, o Leão venceu e avançou para as finais dos torneios.
07
SPORT VOLTA A CONQUISTAR TÍTULOS
Depois de conquistar o pentacampeonato Pernambucano de 2006 a 2010, o Sport amargou um jejum de três anos consecutivos sem taças, mas em 2014 a história mudou mais uma vez. Os rubro-negros bateram o Náutico na final do Campeonato Pernambucano e o Ceará na final da Copa do Nordeste e adicionaram mais dois troféus ao museu. O título da Copa do Nordeste deu ao Sport uma vaga na Copa Sul-americana deste ano.

08

SÉRIE A COM ALTOS E BAIXOS
Com os títulos conquistados no primeiro semestre, a expectativa da torcida do Sport era de que a Série A trouxesse mais glórias para o Leão. A diretoria tinha o mesmo pensamento e falava na conquista de uma vaga na Taça Libertadores da América de 2015. O início até que foi promissor. O Sport chegou a entrar no G-4 e se manteve durante muito tempo entre os dez primeiros, mas oscilou e se aproximou da zona do rebaixamento. O risco gerou uma crise na Ilha do Retiro e o técnico Eduardo Baptista começou a ser contestado. Ele seguiu no cargo, fez o time voltar a jogar bem e conquistou a vaga para a Copa Sul-americana mais uma vez.

09CONTRATAÇÃO DE DIEGO SOUZA Para tentar ir bem na Série A do Campeonato Brasileiro, o Sport investiu. Brigou contra Palmeiras, Vasco e Corinthians e contratou o meia Diego Souza, que chegou no Recife num Aeroporto Internacional dos Guararapes lotado. Diego demorou a engrenar, mas acabou o ano em alta e o Leão tenta a todo custo renovar seu contrato.

10

ELIMINAÇÃO NA COPA SUL-AMERICANA

O ano de 2014 foi positivo para o Sport, mas nem tudo foi festa. A participação na Copa Sul-americana era vista como o principal momento do clube no ano, mas a eliminação veio antes mesmo da fase internacional. Duas derrotas para o Vitória-BA alijaram o Leão do torneio.
11
SURGIMENTO DE NOVO ATACANTEO final do ano trouxe outra alegria para o torcedor do Sport. Sem contar com Neto Baiano e Leonardo, o técnico Eduardo Baptista apostou no jovem Joelinton nas sete últimas rodadas da Série A. Deu certo e jovem atacante de 18 anos caiu logo nas graças da torcida rubro-negra. Com ele em campo, o Leão não perdeu nenhum jogo.

globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário