quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014: Santa Cruz tem centenário manchado por tragédia



Resultado de imagem para santa cruz Resultado de imagem para santa cruz Resultado de imagem para santa cruz

Retrospectiva 2014: Santa Cruz tem centenário manchado por tragédia

Morte de torcedor nas imediações do Arruda e nada de títulos em ano emblemático


O ano de 2014 era esperado com entusiasmo pela torcida coral. Além de vir de três títulos do Campeonato Pernambucano e do acesso da Série C para a Série B do Campeonato Brasileiro, o ano marcaria o centenário do clube. A expectativa era de várias comemorações, mas em campo o que se viu foram frustrações com as perdas do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste. A maior derrota, no entanto, aconteceu fora das quatro linhas, quando três torcedores arremessaram um vaso sanitário em direção da torcida do Paraná, que estava fora do Arruda, e mataram um torcedor rival.

01
COMEÇO LONGE DA TORCIDA
O ano de 2014 começou com uma ressaca de 2013. Por conta de uma briga de torcida na Copa do Nordeste do ano anterior, os corais cumpriram uma punição que previa a perda de três mandos de campo no mesmo torneio. Assim jogaram toda a primeira fase longe do Arruda. Os jogos ocorreram em Caruaru e, com isso, o Santa Cruz não conseguiu grandes receitas financeiras.
02
CENTENÁRIO SEM MUITA FESTA

O marketing do Santa Cruz falhou em 2014. O ano do centenário do clube não foi muito explorado e as comemorações se restringiram a uma festa no dia do aniversário do clube. No final deste ano, ainda lançaram uma camisa em alusão ao primeiro uniforme utilizado pelo clube, e um álbum que conta a história do Tricolor.
03ADEUS AO TETRAAlgoz do Sport nos três anos anteriores, o Santa Cruz não repetiu a dose em 2014. Para piorar, foi eliminado pelos rivais nas semifinais do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste. A derrota no Estadual acabou com o sonho da conquista do tetracampeonato.
04
PREJUÍZOS PARA 2015

Derrotado na semifinal do Campeonato Pernambucano, o Santa Cruz precisava jogar contra o Salgueiro para definir o terceiro lugar. A equipe do interior surpreendeu e venceu a disputa. Com isso, ficou com a última vaga de Pernambuco na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil de 2015. O Santa Cruz não disputará as competições.

05
VICA DEMITIDO E GUEDES CONTRATADO
Técnico do título da Série C do Campeonato Brasileiro e consequentemente do acesso para a Série B, Vica não repetiu os bons resultados em 2014. Apesar dos tropeços na Copa do Nordeste e no Campeonato Pernambucano, foi mantido para a Série B, mas só aguentou uma rodada.Pedindo demissão e abriu espaço para Sérgio Guedes ser contratado.

06
MORTE DE TORCEDOR

O momento que mais alçou o Santa Cruz em evidência em 2014 foi fora dos gramados. Depois de um jogo contra o Paraná, três torcedores corais arremessaram um vaso sanitário na torcida adversária, do lado de fora do Arruda, e acertaram Paulo Ricardo Gomes da Silva, que torcia para o Sport e acompanhava os paranistas no confronto. O fato fez o Santa Cruz perder mais três mandos de campo e ter que pagar uma multa de R$ 60 mil reais.
07
SEQUÊNCIA DE EMPATES

Voltando ao futebol de fato, o Santa Cruz não engrenou na Série B. Com Sérgio Guedes no comando, a equipe conseguiu uma incrível sequência de sete empates consecutivos. A primeira vitória na Série B veio na 8ª rodada, contra o Boa Esporte.

08
QUEDA DE GUEDES E CHEGADA DE CANINDÉ
Sérgio Guedes não encantou. Depois dos empates ganhou alguns jogos, mas não tinha uma sequência sólida de vitórias. E acabou demitidoOliveira Canindé foi contratado para afastar a equipe da zona do rebaixamento e, quem sabe até, chegar perto do acesso.

09
GREVE DOS JOGADORES

Passando por uma crise financeira, o Santa Cruz conviveu com uma greve do elenco, que paralisou os trabalhos num dia por não aceitar os constantes atrasos nos salários. A data escolhida pelos atletas foi na véspera do jogo contra o Vasco, quando a imprensa mais mirava os tricolores.

10
SONHO COM O ACESSO E FRUSTRAÇÃO
Quando o técnico Oliveira Canindé foi contratado, a diretoria pediu que ele não deixasse a equipe voltar para a Série C. Ele queria mais e foi além. Motivou os jogadores para uma sequência de seis jogos sem perder. O Santa Cruz saia da 12ª colocação para a 5ª. O acesso era visto cada vez mais de perto. No entanto, no momento de entrar no G-4 a equipe falhou. Foram três oportunidades e três tropeços consecutivos. Com isso, o que era um sonho e esteve perto de se tornar realidade, transformou-se numa grande frustração.

globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário