quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Época de 'vacas magras'. Cariocas contratam menos e deixam estrelas de lado




Época de 'vacas magras'. Cariocas contratam menos e deixam estrelas de lado

Quando 2014 começou, Flamengo e Botafogo sonhavam alto com a disputa da Copa Libertadores, enquanto o Fluminense projetava a retomada depois de escapar da queda para a Segunda Divisão com o descenso da Portuguesa no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Por sua vez, o Vasco planejava voltar à Série A após mais um rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Um ano passou e o panorama para 2015 aparentemente é mais delicado.
Sem times na Libertadores e com mais uma equipe na Série B, os cariocas ainda trabalham com a dificuldade financeira para contratar. Em 2014, 22 jogadores chegaram para reforçar os times do Rio até o meio de janeiro. Agora, 2015 começa com número um pouco menor (19), mas nomes bem menos conhecidos dos torcedores.
Muito disso deve-se, por exemplo, ao fim da parceria entre Fluminense e Unimed. Em janeiro deste ano, o clube anunciou a volta de Conca, que estava no futebol chinês, e conseguiu comprar um dos destaques do Brasileiro de 2013: Walter, que era do Goiás. Agora, a realidade é outra.
O Fluminense até é o clube que mais contratou até o momento: sete jogadores. Mas, à exceção de Marlone, que despontou no Vasco e depois passou a maior parte do tempo na reserva do Cruzeiro, nenhum deles empolgou o torcedor. Victor Oliveira (zagueiro), João Filipe (zagueiro), Giovanni (lateral), Guilherme Santos (lateral), Vinícius (meia) e Lucas Gomes (atacante) chegam com pouca bagagem em clubes da Série A.
O Flamengo, até o momento, já acertou com cinco jogadores (Arthur Maia, Thallyson, Pará, Bressan e Marcelo Cirino), e ainda negocia com Jadson, do Corinthians, o mais famoso, mas que vem de passagem apagada no clube paulista. Em 2014, o Rubro-Negro contratou mais (seis) e, a princípio, com mais peso, casos de Alecsandro, Everton e Elano.
Para a disputa da Série B, o Vasco começou 2014 com um pacotão de reforços (sete). Os mais famosos, o goleiro da seleção uruguaia Martín Silva e o zagueiro Rodrigo. De volta à Série A em 2015, mesmo com uma campanha irregular na Segunda Divisão deste ano, o clube já anunciou seis reforços. Conhecidos mesmo, apenas Marcinho (ex-Flamengo, Atlético-MG e Vitória) e o meia Júlio dos Santos, um dos artilheiros da última Libertadores, mas com passagens sem brilho por Grêmio e Atlético-PR.
Dos quatro cariocas, o Botafogo é quem vive situação mais preocupante. Após começar 2014 vibrando com a volta à Libertadores depois de 18 anos, o Alvinegro fez péssima temporada e, de quebra, caiu para a Série B. No começo do ano, seis jogadores chegaram, com destaque para Jorge Wagner. Até o momento, porém, a diretoria só acertou com o zagueiro Alisson, do Paraná, por empréstimo de uma temporada.
uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário